Translate

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Belo Horror = musica progressiva de Vermelho Beto Guedes e F. Venturini

Belo Horror realmente foi uma grande composicao, lancada num LP pouco divulgado, que tinha, alem de Beto Guedes, Toninho Horta, Danilo Caymmi e Noveli. O Douglas me lembrou disso ao escrever que "A faixa Belo Horror é uma das coisas mais progressivas que já se ouviu nesse país". La na comunidade 14 bis tem mais elogios que voces podem ler... me surpreendi pois o LP (de 1972) foi pouco divulgado e nem eu tenho!..
Mas a musica Belo Horror foi realmente uma grande composicao. Comecou com uma sequencia quase classica que eu tocava direto no orgao e o Beto improvisava belas melodias ao bandolim. Tocavamos horas... A maioria das improvisacoes se perdeu, mesmo as que gravei em k-7...(na epoca, nem pensar em gravadores digitais...). A gente tava ouvindo muito Genesis e Pink Floyd e isto nos influenciou, mas a sequencia classico-barroca e´ influencia disso e criacao original minha, - igual as belas melodias do Beto, tao tipicas dele. Depois fizemos um parte mais pesada e o Flavio - que tava doido pra participar da musica que tocavamos dia inteiro na casa dele! - fez a melodia que comeca este tema bem progressivo. So que qdo chegamos pra gravar no Rio, o resto do pessoal, que era mais chegado em bossa nova, mpb etc - nada contra - chiou qdo viu uma musica daquela, ainda mais que era enorme....... Encheram o saco do Beto que tivemos que diminuir o tempo da musica, acelerar uns trechos - e grande parte das belas melodias de bandolim com orgao nao foram pro disco. Mesmo assim, ficou otima, tem um piano mto bem bolado pelo Lo Borges, e o vocal ficou bom. Claro que o disco nao foi sucesso (a capa contribuiu pra isso - horrivel aquela foto no banheiro, ne?). Mas tem outra musica bonita do Beto e acho que Manoel, o audaz ou outra bela cancao do Toninho Horta.Pena que o Beto , quando a regravou, mudou a letra e titulo (Asas), colocou Lincoln Olliveti com um arranjo estilo dele no lugar do otimo piano do Lo e o Beto nem pra me chamar pra tocar orgao! Bem, espero que o Douglass me mande a gravacao de Belo Horror ou do CD todo, pois nao tenho e gostaria de ouvir de novo. Eramos muito novos, mas esta musica mistura entusiasmo de jovens que eramos com um conhecimento musical que passavamos uns para os outros... Tocar juntos sempre e' otimo - como ja disse aqui.
Abs,
Vermelho

12 comentários:

Douglas disse...

Vermelho, mandei um arquivo desse álbum pra ti em seu scrap lá no Orkut, ok?

Vamos, aos poucos, disponibilizar essas relíquias pra moçada...

Abraços,

Douglas

Arte Vital disse...

Grande história! Me remeteu há tempos maravilhosos!

abraços

Unknown disse...

Linda música, Vermelho! bem Genesis mesmo no início, lembra FOXTROT e SELLING ENGLAND BY THE POUND, teclado bem Tony Banks e guitarra ebm Steve Hackett. Mas longe de ser uma cópia barata, é um música carregada de influências, mas com toda orginalidade que vocês do Clube da Esquina carregam. Quem sabe vocês toquem ela ao vivo algum dia. Seria fantástico. Obrigado ao Douglas que disponibilizou na comunidade esse grande momento do rock progressivo brasileiro. abraços, velho Red

Beto Teixeira disse...

Legal, o curioso é que em um dos primeiros shows do 14 Bis que assiti, foi um dos primeiros mesmo, no Teatro Imprensa em BH, quando ainda nem 14 Bis se chamava (era "Show Nascente"), essa música estava no set-list, assim como Cabala e Espanhola. Show aliás inesquecível, rolava aquela boa preocupação técnica, porém o show era bem intimista. tempos bons aqueles para se assistir a um show. Era a música pela música. Sem grandes aparatos de luz e tal.
Vermelho, tenho esse LP digitalizado com capa e tudo, se quiser faço chegar rápido a suas mãos aí em BH.
Um abraço
Roberto

João Pedro disse...

Queria escutar essa música!!!!! Ficou mto bom!!!!!

Mario disse...

Eu tenho este LP, foi o primeiro q comprei em minha vida, juntamente com o Amor de Indio do Beto. Esta música, Belo Horror, é um primor. Mas gostaria de ouvir a versão completa que vc falou, deve ser muito interessante.
Aproveito pra dizer que gostei muito do primeiro LP do 14 Bis, particularmente o instrumental Blues!
Abçs
Mario

Unknown disse...

Olá Vermelho! Longa vida a ti e ao 14 Bis!

Gostaria, se for possível, que tu falasse um pouco sobre a letra de Belo Horror que deve ser do Márcio Borges. Pintou a curiosidade no pate-bapo do pessoal na twitradio do Flávio Venturini...essa música toca muito por lá..

Abs

Laine
Porto Alegre/RS

Luijz Rhamus disse...

Olá, Vermelho. FINALMENTE POSSO OUVIR, MARAVILHADO, E CONHECER "BELO HORROR". Tenho pensado nessa música há muitos anos e só agora, enquanto escrevo estas linhas, consigo ouvir, pela primeira vez, essa belíssima obra-prima do rock progressivo nacional. Isso mesmo, amigo, sua música está no Youtube (e se acessar através o sitio letras.mus.br terá A oportunidade de ver a letra também, acompanhada pelo video do Youtube ou somente o video diretamente neste último). O incrivel é que já procurei em todo lugar, até mesmo em sitios de downloads no formato mp3 e... Nada!.... Fiquei sabendo dessa pérola nos anos 80 ao ter a "sorte" de sintonizar a antiga Rádio Fluminense FM aqui do Rio justamente nos 3 ou 4 acordes finais da peça e ouvir em seguida a locutora anunciar o nome da obra e do cantor. Nunca mais me esqueci disso, mas também nunca mais voltei a ouvir essa música ou falar dela até agora, neste exato momento. Cacei por toda parte, menos no Youtube, justamente o lugar exato pra encontrá-la. E, procurando no Google, encontrei também o CD original à venda no sitio http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/beto-guedes--danilo-caymmi--novelli-e-toninho-horta. E, imagine só, tenho um amigo que tem esse disco em Long Play, agora sei disso por causa da música "Manoel, o Audaz" (ele só me mostrava essa música, que era a que a gente tocava ao violão, à época) e ao ver a capa do disco no sitio logo somei 1+1. Parabéns pela composição (acho que estaria na hora de resgatar esse trabalho, que tal?) e pelo blog. Abraços.

Van disse...

Lembro de ter ouvido numa fita k7 nesse tempo aí...era mais longa..ainda passava os dias voltando a fita para repeti-la nas ferias em BH.

Van disse...

Inesquecível...Décadas depois reouço o que só havia na memória..o som..."belo horror"..e Vermelho...

Van disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É sobre alguém que vem de montes claros pra morar em Belo Horizonte e tem um choque com a cidade grande. É a Sampa mineiro/progressiva sem a verborragia do Caetano.